Cursos – Ferramentas da Qualidade
Ferramentas da Qualidade são técnicas que se podem utilizar com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho.
O uso das ferramentas tem sido de grande valia para os sistemas de gestão da qualidade e para outros sistemas, sendo um conjunto de ferramentas estatísticas de uso consagrado para melhoria de produtos, serviços e processos.
Devidamente aplicadas, as ferramentas da qualidade poderão levar a organização a elevar os níveis de qualidade por meio da solução eficaz de problemas; Diminuir os custos, com produtos e processos mais uniformes; Executar projetos melhores; melhorar a cooperação em todos os níveis da organização; Identificar problemas existentes nos processos, fornecedores e produtos; Identificar causas raízes dos problemas e solucioná-los de forma eficaz etc.
O curso Ferramentas da Qualidade aborda a aplicação das ferramentas básicas do controle da qualidade onde são descritas as ferramentas fluxograma de processo, folha de verificação, gráfico de Pareto, diagrama de causa e efeito (Ishikawa), gráfico de dispersão, histograma, gráficos de controle e apresentados exemplos de aplicação prática.
Ao concluir este Curso o participante vai adquirir conhecimentos e será capaz de:
De usar as Sete Ferramentas Básicas do controle da Qualidade (Fluxograma, Histograma, Diagrama de Pareto, Carta de Controle, Diagrama de Dispersão, Lista de Verificação, Diagrama Ishikawa – Espinha-de-Peixe).
Auxiliar os processos de ação corretiva e preventiva e solução de problemas.
Como utilizar as ferramentas da qualidade para a solução de problemas e na determinação de ações corretivas.
Ter habilidades de conscientizar e motivar os funcionários das organizações sobre a importância das ferramentas da qualidade para as organizações.
Objetivos do Curso
Adquirir conhecimentos para sobre Intepretação, implementação e Gerenciamento das ferramentas da qualidade dentro da organização.
Capacitar multiplicadores ou pessoas responsáveis pela implementação das ferramentas da qualidade dentro da organização;
Ter habilidades de conscientizar e motivar os funcionários das organizações sobre a importância das ferramentas da qualidade para as organizações.
Ter conhecimento e habilidades para incentivar o comprometimento com o processo de melhoria contínua e organização;
Fornecer ferramentas que auxiliem a gestão de um programa da qualidade
Apresentar o processo de análise para identificação, e as técnicas de resolução de problemas, das causas de deficiências em produtos e serviços;
Permitir o desenvolvimento de procedimentos nas empresas visando à condução de ações corretivas e preventivas;
Detectação das fontes de problemas ou das oportunidades de melhoria.
O desenvolvimento de competências relativas à qualidade e seus conceitos, de acordo com as normas técnicas da qualidade.
Conteúdo Programático
Fluxograma;
Lista de Verificação;
Histograma
Diagrama de Pareto
Gráfico de controle
Diagrama de Dispersão
Diagrama de Causa e efeito
MASP – Método de Análise e Solução de Problemas
OEE eficiência Geral de Equipamento
Características do Curso
O Curso é composto por slides, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide.
Exercícios com resposta
Material de apoio
Avaliação
Emissão de Certificado após conclusão do Curso
Carga Horária de 16 horas
Público-Alvo
Colaboradores da qualidade, inspeção da qualidade.
Profissionais que atuam ou desejam atuar com análise de dados qualitativos e quantitativos para gestão da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança.
Envolvidos no Planejamento, Implementação e Manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade das organizações.
Diretores, Gerentes, Supervisores e Coordenadores atuantes em diversas áreas interessados em conhecer ferramentas que ajudam a promover o processo de melhoria contínua dentro das organizações que possuem Sistema de Gestão da Qualidade.