Curso – Gestão de Segurança Saúde do Trabalho
A Gestão de Segurança saúde do Trabalho é uma disciplina que trata da prevenção de acidentes e de doenças profissionais bem como da proteção e promoção da saúde dos trabalhadores.
Tem como objetivo melhorar as condições e o ambiente de trabalho e a saúde no trabalho abrangem a promoção e a manutenção do mais alto grau de saúde física e mental e de bem-estar social dos trabalhadores em todas as profissões.
Neste contexto, a antecipação, a identificação, a avaliação e o controlo de riscos com origem no local de trabalho, ou daí decorrentes, que possam deteriorar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, são os princípios fundamentais do processo de Gestão de Segurança do Trabalho.
É cada vez mais notória a necessidade das organizações em inserir boas práticas de Gestão de Segurança Saúde do Trabalho, pois além de serem importantes para evitar acidentes e garantir a saúde dos trabalhadores, tem como “produtos” a motivação e o comprometimento dos colaboradores.
O Curso de Gestão de Segurança Saúde do Trabalho irá fornecer as ferramentas que ajudarão as empresas e você melhorar o seu Sistema de Gerenciamento da Gestão de Segurança Saúde do Trabalho.
Ao concluir este Curso o participante vai adquirir conhecimentos e será capaz de:
Identificar e reconhecer os principais diplomas legais sobre a matéria e enunciar os principais aspectos legais aplicáveis à organização da SHST e aos riscos profissionais.
Identificar, caracterizar e avaliar os riscos inerentes a diferentes atividades laborais.
Aplicar diferentes métodos de análise dos riscos.
Avaliar os riscos de incêndio e de explosão em diferentes áreas de trabalho.
Elaborar, validar e implementar planos de emergência internos.
Conceber, desenvolver, implementar e auditar Sistemas de Gestão da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
Objetivos do Curso
Orientar a implantação de novas lideranças independente de cargo ou departamento.
Reciclar conhecimentos e incentivar novas ideias referentes à Gestão de Segurança do Trabalho;
Assimilação, pelos participantes, dos conceitos de Gestão de Segurança do Trabalho;
Analisa os modelos de gestão da Segurança e Saúde ocupacional, incluindo a OHSAS 18001:2007;
Identificar os perigos e riscos associados aos ambientes de trabalho para análise e controle os riscos ocupacionais para a saúde do trabalhador;
Gerenciamento das questões que envolvem as doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho;
Gerenciamento de incidentes de Segurança e Saúde do Trabalho.
Conteúdo Programático
Módulo 1 – Apresentação.
Módulo 2 – Introdução ao SGSST.
Módulo 3 – Normas Regulamentadoras e CLT.
Módulo 4 – Gestão de Perigos e Riscos.
Módulo 5 – Riscos Ambientais.
Módulo 6 – Acidentes de Trabalho e legislação.
Módulo 7 – EPI e EPC.
Módulo 8 – CIPA.
Módulo 9 – Prevenção e Combate a Incêndio.
Módulo 10 – Primeiros Socorros.
Módulo 11 – Interpretação da norma OHSAS 18001.
Módulo 12 – Auditoria.
Características do Curso Gestão de Segurança Saúde Do Trabalho
Composto por slides, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide.
Exercícios com respostas para correção
Vídeos
Material de apoio complementar
Avaliação
Emissão de Certificado após conclusão do Curso
Carga Horária de 50 horas
Público-Alvo
Profissionais e funcionários em geral, buscando crescimento.
Profissionais em geral com perfil ou cargo de liderança.
Gerente, Supervisores, Profissionais de RH.
Profissionais da área de Segurança do Trabalho ou que atuam na mesma.
Demais profissionais interessados.