Curso – Kaizen Interpretação e Gerenciamento

Kaizen significa melhoramento quando aplicado no local de trabalho, Kaizen significa contínuo melhoramento envolvendo todos.

O Kaizen é um dos componentes fundamentais onde se assenta a melhoria continua. O Kaizen visa à melhoria incremental e contínua de uma atividade, focada na eliminação de perdas, de forma a agregar mais valor ao produto/serviço, sempre que possível, com um mínimo de investimento.

O curso apresenta ao participante como solucionar e implementar as ações de Kaizen de fácil resolução e, também, como solucionar problemas de médio e de difícil resolução. Determinar onde e quando aplicar um Kaizen é um desafio para as empresas, Priorizar e focar os esforços são fundamentais para o sucesso da aplicação dessa ferramenta.

Outro fator de sucesso é a aplicação de um método científico para identificação e eliminação da causa raiz dos problemas. Identificar os problemas e solucioná-los de forma definitiva exige disciplina e método adequado (como manter a disciplina e selecionar o método também serão tratados neste treinamento) para evitar a recorrência dos problemas.

O curso auxilia os profissionais na busca da Excelência Operacional utilizando ferramentas Kaizen. Esta formação fará com que os gestores, implementando a Filosofia Kaizen, consigam aumentar a qualidade dos processos, ergonomia no trabalho e a melhoria na prestação de serviço ao cidadão.

Ao concluir este Curso o participante vai adquirir conhecimentos e será capaz de:

Demonstrar, através da metodologia KAIZEN, uma maneira eficaz de aplicar conceitos que o levarão à mudança de rotinas em busca de melhoria contínua em seu ambiente trabalho;
A sensibilizar e estimular as pessoas a pensarem, de maneira cada vez mais simples e eficiente, em toda a sua atividade pessoal e profissional de modo a colocar efetivamente em prática suas ideias, para que as melhorias feitas possam trazer maiores ganhos pessoais, para a empresa, colaboradores e clientes;
A compreender as vantagens de gerenciar e atuar em problemas múltiplos ocorridos ao longo de um determinado período de tempo de maneira sistemática;
A solucionar e implantar as ações de KAIZEN de fácil resolução e, também, como solucionar problemas de média e de difícil resolução;
Que é possível sempre melhorar os processos atuais, mesmo sem grandes investimentos, focando-se em fatores básicos como máquina, matéria-prima, treinamento de operadores, tempo de operação, etc.
Ter o entendimento do KAIZEN como ferramenta da melhoria contínua.
Lidar com os problemas através das técnicas de solução de problemas ( PDCA );
Organizar os dados e propor soluções para os problemas reais da produção;
Melhorar os métodos de coletas de dados;

Objetivos do Curso
Adquirir conhecimentos para sobre intepretação, implementação e Gerenciamento do KAIZEN dentro da organização.
Capacitar multiplicadores ou pessoas responsáveis pela implementação de um programa Kaizen dentro da organização;
Ter habilidades de conscientizar e motivar os funcionários das organizações sobre a importância do Kaizen para a organização
Ter conhecimento e habilidades para incentivar o comprometimento com o processo de melhoria contínua e organização;
Fornecer ferramentas que auxiliem a gestão de um programa Kaizen;
Identificar os pontos de Kaizen e suas prioridades;
Utilizar os métodos científicos de resolução de problemas aplicados na Toyota;
Lidar com as causas raízes em um problema real da empresa;
Elaborar formulários de apresentação do PDCA, visando de uma futura implementação do círculo de Kaizen.

Conteúdo Programático

Kaizen – Origem e Definição
Kaizen – Mentalidade e Metodologia
Os dez mandamentos do Kaizen

Benefícios e Princípios do Kaizen

Kaizen e os Programas de Qualidade
Kaizen e as Técnicas de Qualidade
Kaizen e as Ferramentas da Qualidade
Kaizen exemplos
Kaizen implantando o Kaizen
Gerenciando o Kaizen

Características do Curso

O Curso é composto por slides, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide.
Vídeos
Material complementar de Apoio

Avaliação
Emissão de Certificado após conclusão do Curso
Carga Horária de 8 horas

Público-Alvo
Colaboradores chave, de perfil de liderança, envolvimento com situações de risco, segurança e dificuldades.
Gerentes, Engenheiros, Líderes da Produção e Técnicos da Qualidade e Produtividade.
Profissionais de qualquer tipo de indústria das áreas Produtivas, Administrativas, de Engenharia, Processos, Qualidade, Manutenção, etc.
Profissionais de indústrias e empresas de prestação de serviços, que atuam nas seguintes áreas: produção, logística, qualidade, manutenção, administração, entre outras.
Operadores, engenheiros, gerentes, supervisores, líderes e outros agentes de mudança;
Qualquer indústria com processos manuais e/ou sem automatizados;
Organizações em qualquer nível
Publico em Geral

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