Certificação para Sistema de Gestão
Categoria: Sistema de Gestão
Certificação para Sistema de Gestão
A certificação de um Sistema de Gestão seja ela qual for atesta que a empresa certificada possui um compromisso com seus princípios, que está estruturada para atender os requisitos da norma, requisitos legais e outros requisitos conforme aplicável e que busca de forma continua o aumento de sua capacidade de atender e aumentar a satisfação do cliente, seja qual for a norma do Sistema de Gestão que sua empresa vai adotar.
Existe vários normas para Sistema de Gestão entre elas algumas aqui mencionadas
ISO 9001:2015 – Gestão da Qualidade
ISO 14001:2015 – Gestão Ambiental
ISO 45001:2018 – Gestão de Segurança do Trabalho
IATF 16949:2016 – Gestão da Qualidade Automotiva
ISO/IEC 17025 – Gestão da Qualidade Laboratórios
OHSAS 18001:2007 – Gestão de Segurança do Trabalho
PBQP-H – 2017 – Gestão Qualidade Construção Civil
SASSMAQ – Gestão Transportes de Produtos Perigosos
A melhoria contínua do Sistema de Gestão é alcançada a partir do momento que a empresa institui políticas e estabelece:
Objetivos e metas;
Identifica os seus processos,
Estabelece métodos e critérios para execução e controle destes processos;
Conscientiza os colaboradores sobre suas responsabilidades;
Implanta ferramentas de medição e monitoramento eficientes;
Planeja e realiza auditorias internas;
Realiza análises críticas;
O desenvolvimento, implantação, manutenção e melhoria continuam do Sistema de Gestão contribui com os meios e técnicas necessários para que a empresa seja capaz de gerenciar os seus processos, reduzir o retrabalho, utilizar os recursos de maneira eficaz, conscientizar e envolver os colaboradores, evitar retrabalhos, reduzir desperdícios, aumentar a satisfação do cliente e melhorar a sua imagem perante o mercado.
Programa ou Cronograma para Certificação
Um bom Programa ou cronograma para Certificação do Sistema de Gestão deve abranger todas as etapas do processo de desenvolvimento e implantação do Sistema de Gestão realizando a preparação necessária para a empresa na obtenção da certificação de forma rápida e eficiente, reduzindo os custos e o tempo do projeto.
Diagnóstico do Sistema de Gestão;
Planejamento do Projeto de Certificação;
Formação de Comitê de Gestão;
Treinamentos e conforme necessário;
Desenvolvimento do Sistema de Gestão;
Implantação do Sistema de Gestão;
Auditoria Interna;
Análise e Melhoria do Sistema de Gestão.
Conclusão
Seja qual for o Sistema de Gestão que sua empresa quer implantar ou fazer a manutenção o importante é ter em mente que sozinhos muitas vezes não conseguimos, e que seguir rigorosamente as etapas e passos é fundamental sem atropelar ou pular etapas, para não correr o risco de alguma etapa não ser atendida e prejudicar o projeto de certificação.
Gabriel Arcanjo Custódio
Especialista em Sistema de Gestão Integrado, Pós Graduado em Administração, Economista, Consultor, Auditor Líder da ISO 9001 – ISO 14001 ISSO 45001 – OHSAS 18001 – IATF 16949 entre outras, Instrutor de Cursos para o Sistema de Gestão. Diretor Proprietário da empresa GAC Gestão de Apoio para Corporações.
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Diferenças entre IATF 16949 2016 x ISO 9001 2015 S.O.S – SUPORTE ISO PARA SISTEMA DE GESTÃO Responsabilidades dos Auditores Versus Imparcialidade Importância do Core Tools Ferramenta da Qualidade Automotiva A importância do Analista da Qualidade nas Empresas Conhecendo e Interpretando o Anexo SL Novo PBPQ-H SiAC 2018 Alterações Consultoria do Sistema de Gestão – Benefícios para sua Organização Certificação para Sistema de GestãoNewsletter
Inscreva-se agora